ficha técnica


Título: Post provisório
Autor: Antonio Carlos Floriano
Preço: R$ 25,00
Páginas: 68
Formato: 13,5 x 20,5 cm
Peso: 100 g
ISBN: 978-85-7531-802-7
Gênero: Poesia
Selo: Espelho D´alma

Sinopse

A natureza do homem está inscrita, exposta, na poesia de Antonio Carlos Floriano. Quando entramos neste Post Provisório, observamos que o poeta habita a linguagem, o lírico, a existência da criação. Tem o seu código defi nido e isso já se tinha antes em Cadernos do Japão, Poesia, Hanami, Um cavalo para Eduardo, Vento no catavento (estes dois últimos, infantojuvenis).

O poeta tem o seu alicerce construído e isso é evidente quando nos deparamos com “há um caminho de bosque / perto do Humaitá / árvores antigas se abraçam / traçando sombras iluminadas / nas fa chadas dos casarões vazios”. Abre seu universo de personagens, de nomes próprios, de países, de mundo, de metáforas, de imagens, dando voz ao encantamento, à necessidade da permanência da poesia.

O poeta Antonio Carlos Floriano carrega uma voz amadurecida, própria de quem sabe o nome da vida e da humanidade, o tempo em que vive, o mar, as pessoas, o velho navio, as amarras que seguram um navio inteiro, as mesmas que sustentam os povos e que sustentam ele e sua poesia. Neste Post, elimina todas as fronteiras e se embrenha com propriedade nas linhas que demarcam a invenção. A poesia está instalada, aqui.

Celso de Alencar
Poeta e tradutor

Sobre o autor

Antonio Carlos Floriano nasceu em Itajaí, Santa Catarina, e circulou infância por outras cidades portuárias como Paranaguá e Santos, onde aprendeu a ler.
Publicou o volume de poemas Celacanto, dividido com o poeta Bento nascimento. No Japão, onde viveu alguns anos, encontrou Massao Ohno, que publicou Cadernos no Japão. De volta a Itajaí, empregou-se como funcionário de cultura e, ainda nesse tempo, publicou Poesia de Antonio Carlos Floriano. Fez um livro de fotografias, Carpintarias de Ribeira do Rio Itajaí Açu, com os amigos Toni Cunha e Ronaldo Silva Jr. Com Ronaldo, anos mais tarde, faria outro livro de fotografias chamado Retratos.
Também tem livros para crianças publicados: lançou Um cavalo para Eduardo, Vento no cata-vento e Crianças de todas as cores. Sua poesia está em sites, antologias e outras virações.